Central de Ajuda

O Consulta do Bem nasceu da vontade de cinco sócios de otimizarem os horários ociosos e de no show dos médicos através de seus próprios consultórios ou clínicas e assim disponibilizar consultas a preço mais acessíveis para a população. Utilizando assim a tecnologia para conectar especialistas a pacientes. Uma relação em que todos saem ganhando, porque fazer o bem, faz bem.

Paciente

O Consulta do Bem é um convênio?

Não, o Consulta do Bem não é um convênio ou plano de saúde. Nosso objetivo maior é intermediar/facilitar a conexão entre doutores e pacientes, através de uma plataforma online e assim favorecer a todos.

O Consulta do Bem é uma clínica?

Não, somos uma plataforma online que disponibiliza horários de profissionais da saúde para que os pacientes façam o agendamento de forma prática e simplificada. Portanto, a consulta não será realizada em um consultório do Consulta do Bem, mas sim no consultório do próprio doutor.

Posso agendar consultas para outras pessoas?

Sim, a plataforma oferece duas formas de agendamento de consulta: para a própria pessoa que está fazendo o agendamento ou para um dependente/terceiro. Basta informar no momento do agendamento que esta consulta será para outra pessoa. Serão solicitados nome, sexo e idade do paciente a ser atendido.

Passei mal e não pude comparecer à visita. Terei meu dinheiro de volta?

Toda consulta pode ser cancelada com até 48h de antecedência. Caso contrário não será possível fazer a devolução do dinheiro.

Profissionais de Saúde

Como faço para atender consultas utilizando o Consulta do Bem?

Para utilizar o Consulta do Bem, você deve ser um profissional da saúde registrado sob um dos seguintes Conselhos: Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Fisioterapia, Conselho Regional de Psicologia, Conselho Regional de Fonoaudiologia, Conselho Regional de Odontologia e Conselho Regional de Nutrição. Com isso você estará apto para criar o seu perfil e começar a receber pacientes através da nossa plataforma.

Como faço para criar o meu perfil?

Para criar o seu perfil, vá até a página principal do site e clique na opção “Quero Ser um Doutor do Bem”, preencha suas informações profissionais e disponibilize seus horários.

Quem vai fazer a administração/gestão do meu perfil?

A administração do perfil pode ser feita pelo próprio doutor ou por outra pessoa que ele cadastre na plataforma, como por exemplo: secretário(a) ou administrador(a) da clínica.

Como faço para cadastrar a minha clínica?

Para cadastrar uma clínica, vá até a página principal do site e clique na opção “Quero Ser um Doutor do Bem” e “Clínicas”, preencha as informações necessárias, cadastre os médicos ou especialidades que vão fazer o atendimento e disponibilize os horários.

Tenho que pagar para criar um perfil?

Não é cobrada nenhuma taxa para criar o seu perfil e nem valor de mensalidade.

Quanto receberei por consulta?

O Consulta do Bem é uma plataforma online que busca conectar profissionais da saúde aos pacientes e que cobra uma taxa de serviço dependendo da quantidade de consultas disponibilizadas na plataforma por mês. Portanto, o valor recebido será o valor definido pela consulta menos a taxa.

O que são as taxas de serviços?

As taxas de serviços são valores calculados a partir do valor da consulta definida pelo especialista; cobramos uma taxa de 4%, 7% ou 10% dependendo do número de consultas disponibilizadas por mês pelo doutor, seguindo a regra abaixo:
TAXA 4%: será cobrada quando houver disponibilização a partir de 100 consultas/mês.
TAXA 7%: será cobrada quando houver disponibilização entre 50 e 99 consultas/mês.
TAXA 10%: será cobrada quando houver disponibilização de até 49 consultas/mês.
Esse cálculo é aferido no instante em que a consulta é marcada.

Em que momento é calculada a taxa de serviço?

A taxa de serviço é calculada a partir da quantidade de consultas já disponibilizadas dentro do mês corrente na plataforma, ou seja, no instante em que o paciente realiza um agendamento, é realizada a contagem de horários disponibilizados no mês e então definida a taxa a ser cobrada pela consulta.

Quanto tempo demora a validação dos meus dados?

Por uma questão de segurança aos nossos usuários, realizamos a verificação e validação de todos os doutores cadastrados no Consulta do Bem. Essa validação demora em torno de 1 dia útil. Após a validação, seu perfil ou o perfil da clínica estará disponível para agendamento de consultas para o público. Doutores que não tiveram o seu cadastro validado não serão relacionados na nossa página.

Como as pessoas vão me achar se atendo (se o meu perfil está disponibilizado) através de uma clínica?

O perfil do especialista será visualizado conforme a busca do paciente. Ao buscar uma especialidade, serão listados todos os doutores que atendam a mesma. Ordenados por uma regra definida pela equipe do Consulta do Bem, será possível também ordenar por proximidade (CEP), preço da consulta, data de consulta etc.

Tenho uma clínica e não sei o nome do doutor que vai atender no horário. Como preencher esse campo?

Neste caso não tem problema não saber o nome do especialista que irá realizar a consulta. Clínicas podem disponibilizar horários por especialidades e o paciente vai estar ciente disso no momento do agendamento.

Como faço para realizar saques?

Acesse a plataforma com seu login e senha e escolha o menu “Financeiro”. Serão exibidos seu saldo disponível para saque, extrato e saldo aguardando liberação. Acesse o menu “Realizar saque” e siga as instruções para adicionar uma conta bancária ou, caso já possua conta cadastrada, defina o valor a ser retirado e pronto: o dinheiro será transferido em até um dia útil.

Qual o valor que devo cadastrar para minha consulta?

O valor da consulta deverá ser definido pelo próprio especialista/clínica dentro dos limites preestabelecidos pelo Consulta do Bem (R$50,00 até R$130,00). O valor pode ser modificado quando quiser, porém, consultas que foram “compradas” no valor antigo não poderão ser alteradas.

Eu, especialista/clínica, posso cancelar alguma consulta?

Sim. Caso haja algum imprevisto, é possível cancelar consultas. Vale ressaltar que, nesses casos, nós do Consulta do Bem incentivamos que entre em contato com o paciente para informá-lo do cancelamento. Nós também enviaremos um e-mail para notificar ambas as partes sobre o cancelamento.

Caso minha consulta seja cancelada, o que acontece com o valor pago?

O Consulta do Bem entende que imprevistos acontecem e, em alguns casos, consultas precisam ser canceladas. Sendo assim, cancelamentos realizados com até 48h de antecedência são elegíveis ao reembolso. Cancelamentos realizados com menos de 48h não serão reembolsáveis, pois não podemos prejudicar o paciente ou doutor que disponibilizou esse horário e estava à disposição.
Se o doutor cancelar a consulta, o valor é devolvido/estornado integralmente ao paciente.
Se o paciente cancelar a consulta, temos duas regras:
Regra 1: cancelamentos realizados com menos de 48h da data da consulta: não há reembolso.
Regra 2: cancelamentos realizados com mais de 48h da data da consulta: o valor é devolvido/estornado integralmente.

Quem fará a emissão da NF?

O profissional deverá emitir NF do serviço prestado diretamente para o paciente. O Consulta do Bem também irá gerar NF da taxa cobrada pela consulta para o paciente.

Com que frequência devo disponibilizar um horário da minha agenda?

A frequência de disponibilização de consultas deve ser definida pelo doutor/clínica ou qualquer outra pessoa que fizer a gestão da agenda. O Consulta do Bem não exige nenhuma frequência ou quantidade especifica de disponibilização de horários. Porém, a quantidade de horários disponíveis interfere diretamente na taxa de serviço que será cobrada.

Depois de quanto tempo da consulta poderei fazer o resgate do valor pago?

O valor de cada consulta estará disponível para saque após 48h da realização da consulta, caso não haja nenhum pedido de disputa atrelada ao atendimento.

Eu atendo em endereços diferentes. Como faço para atender Consulta do Bem em ambos?

Caso o profissional atenda em locais diferentes, será necessário criar um perfil para cada endereço. Uma vez que, por questões de segurança, solicitamos os alvarás de funcionamento de cada estabelecimento e dados bancários independentes por local de atendimento.

Se preciso ter um perfil para cada endereço de atendimento, como faço para sacar os valores?

Da mesma forma que para cada endereço temos um perfil diferente, com diferentes agendas, o valor de saque das agendas será administrado por perfil/endereço. Sendo assim, não será possível realizar um único saque para todas as clínicas.

Quantos usuários/assistentes tenho por perfil?

A quantidade de usuários por perfil é ilimitada.

Quais são as responsabilidades de cada perfil no site?

No perfil será possível ter dois diferentes usuários:
Administrador: que, no caso das clínicas, poderá ser um administrador e, no caso de consultórios, poderá ser o próprio médico. Este usuário poderá realizar a gestão financeira, gestão de cadastro e perfis. Assistentes: tem as mesmas atribuições do administrador, exceto a gestão financeira.

Como faço para alterar os dados cadastrais da minha clínica?

Os dados cadastrais podem ser alterados no próprio perfil, seguindo o caminho XXXX.

Como faço para alterar meus dados bancários?

Para alterar os dados bancários, basta acessar a área financeira e selecionar o menu “alterar conta bancária”. Será necessário anexar comprovante de domicilio bancário (extrato bancário, correspondência do banco, comprovante de depósitos etc).

Mudei de endereço, preciso criar um novo perfil?

Não. Basta editar o endereço no perfil do doutor/clínica.

Eu consigo integrar a minha agenda do consultório com a agenda do Consulta do Bem?

A agenda do Consulta do Bem neste primeiro momento não será integrada com nenhuma outra agenda. A clínica/consultório precisará fazer a gestão dos horários separadamente e os horários do Consulta do Bem devem ser administrados diretamente na plataforma online (site).

Posso estabelecer um horário fixo na minha agenda onde eu atendo somente Consulta do Bem?

Sim, é possível estabelecer um horário fixo ou estabelecer regras de agendamento por um período determinado pelo próprio doutor. A ferramenta permite informar o intervalo das consultas e, assim, já deixar programado um horário fixo de atendimento.

As minhas consultas oferecem retorno?

A questão do retorno foi recentemente revisada pelo Conselho Federal de Medicina e considerado como algo que deve ser decidido pelo próprio doutor/clínica. Existem especialidades que o retorno é algo imprescindível, enquanto em outros casos não haverá necessidade. Sendo assim, o Consulta do Bem recomenda que cada doutor decida diretamente com o seu paciente a necessidade de um retorno e se o mesmo será cobrado ou não.

E se meu paciente precisar fazer exames?

Solicite o exame e agende o retorno diretamente com o paciente. Em breve, o Consulta do Bem disponibilizará uma plataforma online que permitirá aos pacientes terem acesso a exames laboratoriais e de imagem a preços acessíveis e mais convenientes no futuro.